Microsoft está processando empresas que utilizam o Android. E elas podem sumir devido a baixa taxa de lucros.

Publicado: 30 de maio de 2011 em Nosso Conteudo

O Business Insider trouxe hoje uma reportagem sobre acordos financeiros que envolvem o sistema operacional do Google para smartphones e tablets, o Android.

De acordo com o analista do Citi, Walter Pritchard, a Microsoft recebe cinco dólares americanos por cada aparelho celular HTC que tenha o Android como sistema operacional! Ela recebe esse dinheiro graças a um acordo de patentes com a HTC por violação de propriedade intelectual.

Não satisfeita, a dona do Windows ainda está processando outras fabricantes de celulares com Android, só que desta vez ela irá pedir U$7,50 ou U$12,50 por aparelho.

Steve Ballmer já tinha alertado que o Android não era gratuito. Ele pagava uma “taxa de patente”. Mas agora sabemos qual o verdadeiro custo do aparelho para os fabricantes.

A Oracle também está processando o Google por utilizar o Java no Android e a Apple está processando a HTC por violação de patente do iPhone.

Mas as coisas não acabam por aqui. Quem revela é outro analista do Citi, Kevin Chang. Ele acredita que os fabricantes de celulares com Android tem margem operacional de 10% a 15% e os fabricantes de tablets com Android tem de 2% a 3%. Neste cenário, onde os aparelhos de telefones celulares com Android tem preço subsidiado entre U$200 e U$300 dólares (em alguns casos até por U$100), ter que pagar U$ 7,50 dólares de “taxa de patente” fica meio pesado.

Muitos fabricantes de tablets podem estar ameaçadas de extinção, pois a maioria nem mal consegue sobreviver das margens de lucro de apenas 3%.

E o Android pode sumir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s