Qual é o Segredo de Steve Jobs ?

Publicado: 30 de maio de 2011 em Nosso Conteudo

É inegável que nos últimos anos as mais inovadoras tecnologias para uso pessoal foram fruto da empresa de Steve Jobs. Durante esse periodo a Apple vem “conduzindo as tendências” tecnológicas que estarão disponível no mercado. O maior exemplo é o iPhone, o aparelho celular que revolucionou o ramo. Depois do celular da maçã os vários recursos que nele foram apresentados se difundiram nos aparelhos que o sucederam, como as telas touchscreen. Algumas reproduções são bem satisfatórias, com desempenho próximo ao original, outras nem tanto como algumas imitações enfadonhas (parodiando o Zé Graça) que nossos amigos chineses não cansam de fabricar.

Outro aparelho “maçãnesco” que também mudou o mercado e incentivou o aparecimento de rivais foi o iPad, o mais recente brinquedo de Jobs. Eram poucos os tablets disponíveis, porém depois do iPad ocorreu um boom no mercado, e a cada dia surge um novo.

iPhone ”Enfadonho”

 

Mas eu não estou escrevendo este texto para endeusar os produtos da Apple, até porque eu não me considero um Apple maníaco ou viciado por outra empresa qualquer, mas sim um cara que admira a tecnologia. Escrevo esse texto para tentar entender os motivos que levaram a Apple até esse destaque dentre outras empresas. Por que seus produtos vêm influenciando os de seus concorrentes? Qual a receita de Steve Jobs?

Talvez seja a mente brilhante de Jobs que vem sempre idealizando novos recursos que esteja por trás de tudo, comandando seu grande império. Não é a toa que a empresa teve um crescimento surpreendente nos últimos anos, depois de seu retorno após seu primeiro afastamento. Talvez ele seja sim  uma peça fundamental no quebra-cabeça, mas acho que isso não esclarece tudo, até porque atualmente ele esta afastado novamente por motivos de saúde. Alem dessa super cabeça pensante, deve existir um baita centro de pesquisa e que provavelmente não seja financiado apenas pela Apple, mas por muitas outras empresas interessadas em patrocinar as pesquisas (coisa que a Apple não precisa diante de seu imenso capital), apostando no sucesso de mais um protudo e visando lucro no futuro. Imagine o lucro de quem investiu na Apple antes do lançamento do iPhone.

Porém este centro de pesquisa não funciona sozinho, depende de profissionais, que provavelmente são do mais alto escalão do mercado, profissionais de excelência, formados nas melhores universidades do mundo. Esses fatores culminam em produtos inovadores e de alta qualidade, fazendo com que as empresas rivais se sintam obrigadas a acompanhar as inovações da Apple para tentar disputar a liderança do mercado.

Não estou querendo dizer que isso acontece na totalidade dos casos, até porque isso não é verdade. Esse domínio da maçã é recente. Por exemplo o Windows, da gigante e eterna rival de Jobs Microsoft é de forma avassaladora o sistema operacional mais uilizado do mundo. A HP é uma das lideres no ramo dos computadores pessoais. A própria Apple, logo no seu inicio, seguiu a tendência do primeiro microcomputador lançado pela empresa, também recém criada, Microsoft de Bill Gates.

Atualmente é indiscutível que as ultimas inovações que conseguiram se manter no mercado (e de forma absoluta) foram oriundas da Apple. Embora venham surgindo produtos que consigam fazer frente aos produtos “maçanescos”, a grande maioria não atende as expectativas dos consumidores, ou seja, as concorrentes vão ter que ralar muito para se equiparar ao atual momento da Apple, mesmo que elas venha conseguir a misteriosa receita que vem garantindo o sucesso a Jobs e seu império.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s